Connect with us

Seabra - Ba

Variante Ômicron é detectada na Bahia, Seabra na Chapada já tem um caso

Published

on

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, doze amostras da variante Ômicron no estado. Esse total representa 12,5% dos 96 sequenciamentos realizados em amostras coletadas no mês de dezembro. Além da identificação da Ômicron, foram detectadas 81 amostras da variante delta e as outras três não foi possível realizar a análise.

Os casos foram identificados em residentes de Salvador, Guanambi, Seabra, Camaçari, Madre de Deus e São Francisco do Conde. São sete homens e cinco mulheres, sendo o mais novo de 14 anos e o mais velho com 41 anos. Dos sete casos registrados na capital baiana, apenas um era residente, sendo os demais tripulantes de navios.

A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que embora a Ômicron ainda não seja a maioria dos casos, este é um cenário em que a atenção deve aumentar. ”Estamos vendo nos dados uma elevação do número de positivos Covid. Nós vínhamos com uma média de 2 mil casos ativos. Passamos agora a 4.467”, afirma. Ela ainda pontua que medidas restritivas poderão ser adotadas.

Tereza Paim também reforça para a necessidade de se completar o esquema vacinal contra a Covid e de se manter medidas de proteção como uso de máscaras e distanciamento físico.

A escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais dos nove Núcleos Regionais de Saúde. O Lacen-BA já realizou mais de 1600 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seabra - Ba

Acidente entre caminhões, ambulância e kombi mata duas pessoas na Chapada Diamantina

Published

on

Duas pessoas morreram, e outras cinco ficaram feridas, em um acidente envolvendo dois caminhões, uma ambulância da cidade de Piatã e uma kombi, em Seabra, na região da Chapada Diamantina (BA). De acordo com o G1 a batida aconteceu na manhã da última quarta-feira (21), no km 414 da BR-242.

Imagem reprodução vinny publicidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o trecho do acidente é uma descida, e que o motorista de um dos caminhões perdeu os freios na ladeira. O veículo ficou desgovernado e atingiu uma ambulância e a kombi onde estavam as duas vítimas e um segundo caminhão. As vítimas fatais não tiveram nomes divulgados.

Equipes da PRF estiveram no local e aguardaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para fazer a perícia. Parte da carga do veículo que provocou o acidente foi saqueada, o material não foi detalhado.

Continue Reading

Chapada Diamantina

Caravana Parceria Mais Forte chega à Chapada Diamantina

Published

on

Nesta quarta-feira (25), a Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia desembarca no território Chapada Diamantina, no município de Seabra, para levar informações e esclarecimentos, a todo o público, sobre as ações e os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado para a agricultura familiar do território.

De 2015 até o fim de 2022, por meio da SDR, serão investidos mais de R$ 2,9 bilhões, em iniciativas estruturantes, como as dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido; assistência técnica e extensão rural (Ater); construção e ou requalificação de agroindústrias familiares; regularização fundiária e ambiental de propriedades rurais; doação de mudas de palma forrageira, frutas e mandioca; reforma de mercados e centros de abastecimento; subsídios do Programa Garantia-Safra; criação de canais de comercialização e também na concessão do Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF), com incentivo fiscal.

A Caravana tem o objetivo de consolidar as ações que já vêm sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia dos municípios baianos.

Participam da Caravana os mais diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e para o desenvolvimento rural dos municípios baianos, para somar esforços e potencializar políticas públicas que geram desenvolvimento local.

Até o dia 29 de junho de 2022 serão percorridos todos os 27 territórios de identidade do estado.

Serviço:

O quê: Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia

Quando: Quarta-feira, 25 de maio de 2022

Horário: 8h30

Local: Pousada Seabra, Av. José de Aquino, nº 232, Vasco Filho – Seabra/Bahia.

Continue Reading

Seabra - Ba

Hospital Regional da Chapada comemora Semana da Enfermagem com ciclo de palestras

Published

on

Enfermagem é sinônimo de cuidado, acolhimento e muito trabalho. No Brasil, a semana dedicada a profissão acontece entre 12 e 20 de maio, período que a categoria se une para relembrar a sociedade a importância do profissional e da necessidade de valorização.

Ascom/Sesab

No Hospital Regional da Chapada, unidade do Governo da Bahia que é administrada pela Fundação Fabamed, os profissionais comemoraram a data se aperfeiçoando, para seguir oferecendo um serviço de excelência à população. “Realizamos a abertura da Semana de Enfermagem do Hospital Regional da Chapada e foi, sem sombra de dúvida, uma experiência única. Na ação, tivemos o acolhimento e a interação da equipe”, explica a enfermeira Larissa Barreto.

A ação, dividida em duas etapas, buscou discutir estratégias para melhorar o atendimento oferecido pela unidade. “Na primeira etapa, no contato direto com a equipe assistencial, o principal objetivo foi despertar a responsabilidade do enfermeiro no processo de atendimento. Afinal, se uma equipe não chegar para somar, não alcançaremos os resultados esperados”, completa Barreto.

A unidade conta com quadro multidisciplinar que presta atendimento aos pacientes vindos de Seabra e de outros dez municípios da região. Com 110 leitos, o Hospital Regional da Chapada oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico de urgência e emergência nas especialidades clínica, traumato-ortopedia, cirurgia, pediatria e psiquiatria.  A unidade também conta com leitos de UTI para o acolhimento e tratamento dos pacientes mais graves.

Fonte: Ascom/Sesab

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.