Connect with us

Noticias

Títulos de terra são entregues para agricultores familiares de Serrolândia e Capela do Alto Alegre

Published

on

Agricultores familiares de Serrolândia e Capela do Alto Alegre, no território de identidade Bacia do Jacuípe, foram beneficiados, nesta quarta-feira (20) e sexta-feira (22), com a entrega de 98 títulos de terra.

A iniciativa, do Governo do Estado, é resultado da parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, no âmbito do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal. A ação conta ainda com a parceria da Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba), que viabiliza a entrega do título já registrado em cartório.

Imagem reprodução

O documento garante aos agricultores familiares segurança jurídica, assegura a sucessão rural e também possibilita o acesso, em instituições financeiras, políticas públicas de crédito.

O secretário de Agricultura do município de Serrolândia, Rodioney Roberto Santos, considera que o título simboliza um novo momento para a vida desses agricultores familiares. “Para a agricultura familiar é de grande importância receber o titulo de terra porque a propriedade dá direito para avançar nas políticas públicas, possibilitando obter mais investimento e, assim, dar o sustento da família, até mesmo mantendo a família na zona rural”.

Já o agricultor familiar da comunidade, Almir Nascimento Oliveira, em Serrolândia, comemora a chegada do documento. “Esse título de terra será de grande utilidade para mim, pois por meio dele terei benefícios. Na minha vida, ele é uma das coisas mais úteis que recebi”.

O secretário de Agricultura de Capela do Alto Alegre, Carlos Júnior, também destaca a relevância do documento e seus impactos no desenvolvimento econômico do município. “Olha o tamanho da importância desses títulos de terra para o município, para o produtor que trabalha há anos na sua terra e que nunca pode participar dos financiamentos ofertados nos bancos por falta de um documento. Hoje, eles podem comemorar isso, eles tem esse título de terra e, agora, vão poder fazer parte dos financiamentos, dos programas do Governo que vão ajudar muito eles no desenrolar de suas atividades”.

Os planos para o futuro do agricultor familiar, José Leite Sena, do povoado de Capelinha, em Capela do Alto Alegre, agora estão mais fáceis. “A importância de ter sua terra titulada, ter o seu título na mão, é ter mais acesso aos créditos. Se um dia precisar vender é mais fácil porque é uma terra bem documentada. Uma terra sem título está tá faltando uma metade”, sintetiza.

Foto: Ascom/SDR/CAR

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Noticias

Confira a votação para 2º turno em Nova Redenção

Published

on

Neste domingo (30/10), 4.769 eleitores compareceram as urnas na cidade de Nova Redenção – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Nova Redenção – Imagem ilustrativa

Jerônimo do PT obteve 82,56% dos votos válidos, ou seja, 3.933 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 17,44%, ou seja, 831 votos.

Para governo do estado, 0,70% dos eleitores, decidiram por votar em branco, um total de 35 votos. E 3,89% tiveram seus votos anulados, totalizando 194 votos nulos.

Em Nova Redenção o governador eleito Jerônimo Rodrigues apoiado pela prefeita Guilma Soares, obteve 3.102 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 88,57% dos votos válidos, ou seja, 4.224 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 11,43%, ou seja 545 votos.

Para presidente, 1,01% votaram em branco, ou seja, 50 votos e 3,48% dos votos foram anulados, um total de 174 votos.

Continue Reading

Noticias

Confira como foi a votação do segundo turno em Ibiquera

Published

on

Neste domingo (30/10), 2886 eleitores compareceram as urnas na cidade de Ibiquera – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Jerônimo do PT obteve 50,79% dos votos válidos, ou seja, 1.413 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 49,21%, ou seja, 1.369 votos.

0,59% dos eleitores presentes, decidiram por votar em branco, um total de 17 votos.

E 3,01% decidiram anularem seus votos, totalizando 87 votos nulos.

Em IBIQUERA o governador eleito Jerônimo Rodrigues obteve 44 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 85,12% dos votos válidos, ou seja, 2316 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 14,88%, ou seja 405 votos.

Para presidente, 0,90% votaram em branco, ou seja, 26 votos e 4,82% dos votos foram anulados, um total de 139 votos.

Imagem reprodução UOL
Imagem reprodução UOL

Continue Reading

Noticias

Jerônimo é eleito governador da Bahia, com 52% dos votos válidos

Published

on

O candidato Jerônimo (PT) venceu a disputa para o governo da Bahia, com 52,53% dos votos válidos. ACM Neto (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 47,47% dos votos válidos.

Imagem reprodução

Até agora foram apurados 96,13% das urnas. Os votos brancos somam 0,97% e os nulos, 3,11%. A abstenção está em 19,69%.

Jerônimo (PT): 57 anos, é ex-secretário de Educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Teve 49,45% dos votos válidos no primeiro turno. Ele também já ocupou o cargo de secretário nacional do Desenvolvimento Social e assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural. Formado em engenharia agronômica, nasceu em Aiquara (BA) e esta foi sua primeira disputa em uma eleição. Geraldo Júnior (MDB), 53 anos, será o vice.

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.