Connect with us

Noticias

Sorvete de frutas, tempero de ervas, leite de cabra e requeijão cremoso no Rural Produtivo da TVE

Published

on

Neste sábado (2), o Rural Produtivo destaca o município de Uauá, no território de identidade Sertão do São Francisco. O programa mostra uma cooperativa onde são produzidos picolés e sorvetes de frutas nativas, um grupo de mulheres que produz e comercializa temperos de ervas da caatinga e, ainda, o aumento da capacidade de produção de leite de cabra no local. Também mostra a receita de requeijão cremoso em Queimadas e o som de Dagui Guizzo e Wagner Rosa. A exibição será às 14h, com horário alternativo na segunda-feira, às 6h, e, nas sextas-feiras, às 19h30.

Foto: Divulgação

Na comunidade de Lages das Arueiras, no município de Uauá, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), tem melhorado a qualidade de vida das famílias por meio do beneficiamento de frutas nativas da caatinga. A cooperativa foi contemplada com novos equipamentos, reforma e adequação da agroindústria, além de treinamento adequado, que resultou em aumento e diversificação na produção de picolés e sorvetes, garantindo segurança alimentar para as famílias e ampliação no acesso ao mercado de trabalho.

O programa também visitou um grupo de mulheres que produz conservas e temperos oriundos da agricultura familiar, na comunidade de Testa Branca. A reforma da fábrica, acompanhada de assessoramento técnico continuado, fortaleceu os quintais produtivos e as organizações da agricultura familiar local, incentivando as famílias no cultivo de hortaliças para consumo próprio e para comercialização, valorizando ainda mais os produção do município.

A atração semanal também destaca a produção de leite de cabra na Associação de Testa Branca. A atividade econômica se tornou a mais produtiva e lucrativa da agricultura familiar da região. Com a implantação de um laticínio de leite de cabra, se obteve aumento na capacidade de produção diária, gerando emprego e renda, beneficiando mais de 200 famílias e elevando o patamar do leite e a viabilidade econômica da sua produtividade.

Já em Queimadas, na região sisaleira, a equipe do Rural Produtivo aprendeu uma receita de requeijão cremoso, feito pela agricultora e cozinheira Dinalva do Vale, da comunidade Várzea da Capoeira. E curtiu o som gostoso de Dagui Guizzo e Wagner Rosa de Senhor do Bonfim.

O Rural Produtivo é exibido, também, em horários alternativos, às segundas-feiras, às 6h, e, às sextas-feiras, às 19h30. Pode ser assistido, ainda, por meio do site, do Youtube e do Facebook da TVE.

Serviço

Programa Rural Produtivo

Sábado (2), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h, e, às sextas-feiras, às 19h30

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

Fonte: Ascom/Irdeb

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Noticias

Confira a votação para 2º turno em Nova Redenção

Published

on

Neste domingo (30/10), 4.769 eleitores compareceram as urnas na cidade de Nova Redenção – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Nova Redenção – Imagem ilustrativa

Jerônimo do PT obteve 82,56% dos votos válidos, ou seja, 3.933 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 17,44%, ou seja, 831 votos.

Para governo do estado, 0,70% dos eleitores, decidiram por votar em branco, um total de 35 votos. E 3,89% tiveram seus votos anulados, totalizando 194 votos nulos.

Em Nova Redenção o governador eleito Jerônimo Rodrigues apoiado pela prefeita Guilma Soares, obteve 3.102 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 88,57% dos votos válidos, ou seja, 4.224 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 11,43%, ou seja 545 votos.

Para presidente, 1,01% votaram em branco, ou seja, 50 votos e 3,48% dos votos foram anulados, um total de 174 votos.

Continue Reading

Noticias

Confira como foi a votação do segundo turno em Ibiquera

Published

on

Neste domingo (30/10), 2886 eleitores compareceram as urnas na cidade de Ibiquera – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Jerônimo do PT obteve 50,79% dos votos válidos, ou seja, 1.413 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 49,21%, ou seja, 1.369 votos.

0,59% dos eleitores presentes, decidiram por votar em branco, um total de 17 votos.

E 3,01% decidiram anularem seus votos, totalizando 87 votos nulos.

Em IBIQUERA o governador eleito Jerônimo Rodrigues obteve 44 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 85,12% dos votos válidos, ou seja, 2316 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 14,88%, ou seja 405 votos.

Para presidente, 0,90% votaram em branco, ou seja, 26 votos e 4,82% dos votos foram anulados, um total de 139 votos.

Imagem reprodução UOL
Imagem reprodução UOL

Continue Reading

Noticias

Jerônimo é eleito governador da Bahia, com 52% dos votos válidos

Published

on

O candidato Jerônimo (PT) venceu a disputa para o governo da Bahia, com 52,53% dos votos válidos. ACM Neto (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 47,47% dos votos válidos.

Imagem reprodução

Até agora foram apurados 96,13% das urnas. Os votos brancos somam 0,97% e os nulos, 3,11%. A abstenção está em 19,69%.

Jerônimo (PT): 57 anos, é ex-secretário de Educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Teve 49,45% dos votos válidos no primeiro turno. Ele também já ocupou o cargo de secretário nacional do Desenvolvimento Social e assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural. Formado em engenharia agronômica, nasceu em Aiquara (BA) e esta foi sua primeira disputa em uma eleição. Geraldo Júnior (MDB), 53 anos, será o vice.

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.