Connect with us

Região

Operação Unum Corpus encerra com mais de 100 mandados cumpridos pela Polícia Civil

Published

on

Com a prisão de pessoas envolvidas com crimes contra a vida, violência doméstica, estupro de vulnerável, tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio, a quarta fase da Operação Unum Corpus, deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), em diversos municípios baianos, nesta sexta-feira (18), chega ao final com 108 mandados de prisão cumpridos, dentre os quais, nove também foram autuados em flagrante.



Nas quatro fases da operação 293 pessoas tiveram mandados de prisão cumpridos e foram autuadas em flagrante por diversos crimes. Entre os 108 presos nesta sexta-feira (18), 26 são acusados de homicídios, 11 por estupro de vulnerável, 28 por tráfico de drogas, nove por violência doméstica e 34 por crimes contra o patrimônio e outras modalidades.

Durante as ações, que envolveram 421 policiais civis das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), também foram apreendidos 16 armas de fogo, 4,3 quilos de drogas, duas motocicletas e um veículo. A diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo avaliou a operação.

“O sucesso é previsível, considerando a dedicação dos nossos policiais para a melhoria da segurança pública, no interior do estado. Estas prisões, além de retirar criminosos do convívio social, subsidiam a elucidação de diversos crimes, principalmente os praticados contra a vida e o tráfico de drogas”, afirmou.

Ascom-PC / Tony Silva

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Andarai - BA

Embrapa e parceiros realizam curso sobre fruticultura orgânica para produtores da Chapada Diamantina

Published

on

Com o objetivo de repassar tecnologias referentes ao sistema orgânico de produção, a Embrapa Mandioca e Fruticultura realiza, na Chapada Diamantina, o curso “Fruticultura em sistema orgânico de produção”, sob coordenação dos pesquisadores Aristoteles Pires de Matos e Tullio Raphael Pereira de Pádua. Além deles, os outros instrutores são os pesquisadores Nelson Fonseca e Onildo Nunes de Jesus. O evento é realizado em parceria com a Bioenergia Orgânicos, o Fundo Vale e o Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (Cetep).

Imagem Ilustrativa

O módulo sobre abacaxi, manga e maracujá, vai ser realizado em dois períodos, com o mesmo conteúdo: nos dias 19 e 20 de outubro, no Cetep, em Wagner (BA), e nos dias 9 e 11 de novembro, no auditório da Câmara de Vereadores de Andaraí (BA). No primeiro dia, as aulas teóricas vão abordar a escolha, o preparo do solo, a produção de mudas e o plantio, o manejo integrado de pragas e doenças e o manejo fitotécnico das culturas do abacaxi, manga e maracujá. No segundo dia, é a vez das práticas dos temas abordados (abacaxi, manga e maracujá), que vão ser realizadas na Fazenda Ceral e das práticas na produção de sementes e mudas na Fazenda Bonita, ambas pertencentes à Bioenergia Orgânicos e localizadas em Lençois (BA), na Chapada Diamantina (BA).

Para o curso, a Bioenergia Orgânicos buscou produtores rurais que tenham interesse no cultivo orgânico dessas culturas para aderir a um projeto de cultivo orgânico de fruteiras em larga escala. Embrapa Mandioca e Fruticultura e Bioenergia Orgânicos desenvolvem, juntas, desde 2011, pesquisas para o cultivo de fruteiras em sistemas orgânicos de produção na região de Lençóis. Entre os resultados obtidos, encontram-se os sistemas orgânicos de produção para as culturas do abacaxi, manga e maracujá, com informações sobre o cultivo dessas fruteiras, desde o plantio até a colheita.

Continue Reading

Andarai - BA

Emoção e boa música, marcaram a edição do Festival de Igatu 2022

Published

on

Com tema “É Tempo de Amar e Reviver Emoções” o festival de Igatu edição 2022 fez jus ao tema, afinal todos ficaram encantados com as apresentações do festival que teve a realização da prefeitura municipal de Andaraí e o apoio do governo do estado através da BahiaTursa.

As emoções começaram logo na abertura com a apresentação do coral da escola de tempo integral “Ilza Guedes Silva”, e não teve quem segurasse as lagrimas, afinal ver crianças cantando em uma sincronização perfeita, fizeram com que praticamente todos descessem uma lagrima dos olhos.

Mais as emoções não pararam por ai, logo na sequencia vieram as apresentações musicais, sendo a abertura com Bismarck Reis, Viny Dourado e Pet Dauê.

Para o Prefeito Wilson Cardoso, “o Festival de Igatu é o lugar certo para quem quer ouvir uma boa música, recordar momentos e reviver emoções junto com a família“, Cardoso também citou a importância de um festival como esse, pois o que mais chamou sua atenção foi a “união das famílias, ver os casais abraçados, dançando juntos com seus filhos, um festival que não tem nenhuma confusão em que tudo é na mais perfeita paz“.

O coral da Ilza Guedes vibrou nos nossos corações, trazendo que sonhar é possível, realizar é possível, quando a gente tem um governo que promove isso pra gente” enfatiza a vice-prefeita Milena Helfenstein.

A expectativa de um festival como esse é que traga um turismo que seja sustentável, um turismo seletivo, que se preocupe com a população local e que não exclua os moradores, é trazer uma interação que acrescente a população local” enfatiza o turista Bruno.

Para o turista Marcos da cidade de Ipirá, “O festival de Igatu é um festival raiz, na qual já faz do meu calendário, pois venho todos os anos“.

O Segundo dia do festival, as energias positivas estavam elevadas, pois em todas as apresentações musicais o público presente cantava juntos com os artistas emanando o que todos já sabem, que Igatu é um lugar mistico, onde as energias são de fato renovadas, e não tem quem visite esse pequeno lugar no paraíso chamado Chapada Diamantina que não saia revigorado, confira ai como foi o segundo dia:

Já no terceiro e último dia o Festival, a programação não poderia ter começado melhor, pois ouvir as bençãos do Padre Valmir na Igreja centenária de São Sebastião e logo em seguida a apresentação do clarinetista Ivan Sacerdote fizeram com que todos se reenergizassem. Logo em seguida as apresentações musicas dos Skanibais, do Luiz Caldas e da Confraria da Música mais uma vez elevou as energias positivas e mesmo no terceiro dia, não teve quem não soltasse a voz junto com os artistas.

E assim foi a edição do Festival de Igatu, edição 2022, que teve a realização da Prefeitura Municipal de Andaraí, o apoio do governo do estado através da BahiaTursa, e nós do SeLigaChapada já podemos confessar que já estamos com saudades e torcendo que tudo ocorra bem para que no próximo ano estejamos juntos novamente. #Igatu2022


Continue Reading

Lençois - Ba

Confira as atrações do Festival de Lençóis 2022

Published

on

Após dois anos de pandemia, o Festival de Lençóis volta a acontecer na Chapada Diamantina com a 20ª edição do evento, que reúne uma programação de shows com diversos gêneros musicais, de 22 a 24 de setembro, na Praça Horácio de Mattos.

Montagem BN

Entre as atrações confirmadas, o festival contará com as participações de Vanessa da Matta, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Jau, Filhos de Jorge e Samantha Tosto. Entre as atrações locais estão a Griô, Triêtu, Zion, Rivô Trio e Outras Substâncias e a Filarmônica Popular de Lençóis. 

De acordo com a produção do evento, a realização do Festival de Lençóis está baseada na fomentação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural. Produzido pela Pau Viola Produções Artísticas, o evento conta com o apoio do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Lençóis e Bahiagás. Confira no final do texto, a grade completa com a data e o horário das atrações.

Confira a programação:

QUINTA-FEIRA (22/09):
– Filarmônica Popular de Lençóis 
– Griô
– Filhos de Jorge
– Triêtu

SEXTA-FEIRA (23/09):
– Samantha Tosto
– Vanessa da Mata
– Jau
– Rivô Trio e outras substâncias 

SÁBADO (24/09):
– Mariene de Castro
– Carlinhos Brown
– Zion

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.