Seis criminosos foram localizados durante ação conjunta das polícias Militar e Civil realizada na manhã desta quarta-feira (15), nos municípios de Lapão, Carfanaum, Bonito e Souto Soares, situados na região da Chapada Diamantina. O bando atuava com extorsão mediante sequestro em Irecê e municípios adjacentes e foi encontrado durante cumprimentos de mandados de prisão expedidos pela Vara Criminal da comarca de Lapão.
“Eles possuem envolvimento com alguns crimes desta modalidade ocorridos em 2019 e em março deste ano. Preparamos as equipes e, em parceria com PM, conseguimos localizar maior parte da quadrilha”, contou o coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê), delegado Almir Fernandes.
“Na ação, quatro criminosos foram capturados e encaminhados à 14ª Coorpin. Outros dois comparsas resistiram a prisão atirando contra as equipes, ficaram feridos e não resistiram. Um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12 e munições foram apreendidos”, disse o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez.
Participaram da operação integrantes das 13ª e 14ª Coorpins, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Coordenação de Operações Especiais (COE), das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes Semiárido e Chapada), do 7º Batalhão da PM e da Rondesp Chapada.
Por volta das 13h10 desta quarta-feira (05/01) uma Guarnição da RONDESP Chapada juntamente com a guarnição local da cidade de Baixa Grande realizava patrulhamento de rotina quando pela BA-052 perceberam que dois homens, ao avistarem as viaturas, evadiram sentido bairro São Mateus, passando por dentro de um matagal.
Imagem reprodução
Nesse momento os policiais desembarcaram e incursionaram o matagal em busca dos mesmos, quando foram recebidos com disparos de arma de fogo, sendo necessário o revide a injusta agressão, após cessarem os disparos, foram encontrados os dois homens caídos ao solo e dois revólveres ao lado dos mesmos.
De imediato foi prestado o socorro, levando os homens ao hospital municipal de Baixa Grande, onde após atendimento não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito, fato este constatado pela médica plantonista
Material apreendido: – 01 (um) revólver sem marca e sem numeração, calibre .32, com 04 (quatro) cartuchos deflagradas e 01 (um) picotado; – 01 (um) revólver Taurus, sem numeração, calibre .32, com 04 (quatro) estojos deflagrados e 02 (dois) intactos. – 02 (dois) celulares pretos – R$ 20,00 em espécie
Um Policial Militar sofreu uma tentativa de homicídio na cidade de Itiruçu, Bahia, o fato ocorreu na noite desta terça-feira (04/01), por volta da 19h.
Segundo informações do site Vinny Publicidade, dois homens em uma moto emboscaram o policial e efetuaram disparos de arma de fogo, os projéteis atingiram a região do abdômen do policial que foi protegido pelo colete balístico. Aparentemente não teve ferimentos graves e esta fora de risco .
O militar foi para o hospital onde recebeu atendimento e decidiu ir pra sua casa. A guarnição junto ao Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) está realizando diligências em busca dos indivíduos.
As primeiras informações repassadas a redação do SeLigaChapada por moradores informam que o fato ocorreu na Rua Bom Jesus, bairro do canabrava, segundo os relatos, moradores ouviram disparos de armas de fogo e logo em seguida avistaram um homem caído ao solo próximo de uma oficina. O homem assassinado tinha passagem por roubo a mão armada.
A rua onde ocorreu o fato ainda não tem iluminação pública. As autoridades policiais já foram acionadas e segue em diligências, quem tiver informações sobre o ocorrido poderá ligar no 190 ou poderá entrar em contato com a delegacia da cidade através de denúncia anônima.