Connect with us

Chapada Diamantina

Natureza, história e hotelaria atraem turistas a Lençóis

Published

on

Um dos destinos mais conhecidos da Chapada Diamantina, Lençóis registra grande fluxo turístico neste verão, de visitantes que buscam belezas naturais, patrimônio histórico-cultural e boa hospedagem. Na virada do ano, a ocupação hoteleira no município foi de 90%, segundo levantamento da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).

A Cachoeira do Mosquito e o Parque Municipal da Muritiba são os atrativos mais procurados nesta temporada. Nas áreas mais movimentadas da cidade, a feira de artesanato foi requalificada e bares e restaurantes oferecem mesas ao ar livre, facilitando o controle da Covid-19 e da gripe. Os protocolos sanitários nos equipamentos turísticos são monitorados pela prefeitura, em parceria com a Setur-BA.

“Percebemos a volta progressiva de estrangeiros, que tinham se afastado durante a pandemia. Estamos recebendo também muitos paulistas e baianos, que optaram pelo turismo regional, onde são oferecidas várias opções em áreas abertas”, explica a secretária de Turismo e Cultura de Lençóis, Laura Garcia.

A cidade oferece meios de hospedagem qualificados, que vão do econômico ao luxo. Entre os mais procurados está o novo Hotel Boutique Vila Pugliesi. O imóvel, em estilo neoclássico, oferece 22 apartamentos com decoracões diferentes, alguns com banheiro vitoriano e lareira.

“Recebemos muitos hóspedes desde a inauguração, há apenas dois meses, e agora a lotação está completa. Entre nossos clientes estão celebridades, empresários e influencers, que buscam tranquilidade e serviços diferenciados”, relata a proprietária do hotel, Cristiane Pugliesi.

Após 14 anos morando em Londres, o chef confeiteiro baiano Julio Ketteley está de volta ao Brasil e escolheu se hospedar no Vila Pugliesi. “Vim a Lençóis para me reenergizar. Acho maravilhosa a interação que o turista tem aqui com a comunidade, e conheci este hotel boutique, que me encantou, pela harmonia entre arquitetura e decoração, além da ótima hospitalidade”. Ketteley é destaque como influenciador digital na gastronomia, divulgando suas receitas e experiências no perfil @mandiocaecaviar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chapada Diamantina

2º Fórum Chapada Diamantina de Turismo e Desenvolvimento Regional Acontecerá em Barra da Estiva e Ibicoara

Published

on

Barra da Estiva e Ibicoara receberão, de 19 a 22 de outubro de 2022, o 2º Fórum Chapada Diamantina de Turismo e Desenvolvimento Regional. Estarão presentes, centenas de pessoas entre estudantes, professores, jornalistas, palestrantes, autoridades públicas e representantes de órgãos e associações ligadas ao Turismo Nacional.

Cachoeira do Buracão em Ibicoara – Foto Tom Alves

Os quatro dias de imersão sobre as Inovações da Gestão Compartilhada do Turismo na Bahia contarão com cerca de 30 renomados palestrantes distribuídos em 24 cursos, 12 mesas temáticas e 8 mesas redondas.

Também no primeiro dia do Fórum (19), em Barra da Estiva, haverá o 1º Encontro Regional de Gestores Municipais do Turismo com a presença de Chefes de Executivos Municipais, Secretários Municipais, Coordenadores e Diretores de Turismo, Presidentes de Conselhos Municipais, Secretários de Finanças e Jurídico Municipais, Representantes de Instâncias de Governanças Baianas, SETUR-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia), MTUR (Ministério do Turismo) e ANSEDITUR (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo).

O Fórum tem a idealização e organização do Hub Chapada – Rotas Sul, um Plano de Gestão Estratégica Compartilhada do Turismo Regional que conta com a cooperação de 13 municípios comprometidos com a criação de postos de emprego, geração de renda, implementação de infraestrutura, qualificação multiprofissional e melhoria da qualidade de vida de toda a população; através de um vetor exponencial e poderoso chamado Turismo.

Além de toda a carga teórico-pedagógica, os participantes desfrutarão de roteiros turísticos, passeios ecológicos, atividades na natureza, visitação aos principais atrativos da região, exposições culturais, feiras de serviços e produtos, shows musicais e Rock in Concert na Montanha (Serra da Raposa).

Continue Reading

Andarai - BA

Emoção e boa música, marcaram a edição do Festival de Igatu 2022

Published

on

Com tema “É Tempo de Amar e Reviver Emoções” o festival de Igatu edição 2022 fez jus ao tema, afinal todos ficaram encantados com as apresentações do festival que teve a realização da prefeitura municipal de Andaraí e o apoio do governo do estado através da BahiaTursa.

As emoções começaram logo na abertura com a apresentação do coral da escola de tempo integral “Ilza Guedes Silva”, e não teve quem segurasse as lagrimas, afinal ver crianças cantando em uma sincronização perfeita, fizeram com que praticamente todos descessem uma lagrima dos olhos.

Mais as emoções não pararam por ai, logo na sequencia vieram as apresentações musicais, sendo a abertura com Bismarck Reis, Viny Dourado e Pet Dauê.

Para o Prefeito Wilson Cardoso, “o Festival de Igatu é o lugar certo para quem quer ouvir uma boa música, recordar momentos e reviver emoções junto com a família“, Cardoso também citou a importância de um festival como esse, pois o que mais chamou sua atenção foi a “união das famílias, ver os casais abraçados, dançando juntos com seus filhos, um festival que não tem nenhuma confusão em que tudo é na mais perfeita paz“.

O coral da Ilza Guedes vibrou nos nossos corações, trazendo que sonhar é possível, realizar é possível, quando a gente tem um governo que promove isso pra gente” enfatiza a vice-prefeita Milena Helfenstein.

A expectativa de um festival como esse é que traga um turismo que seja sustentável, um turismo seletivo, que se preocupe com a população local e que não exclua os moradores, é trazer uma interação que acrescente a população local” enfatiza o turista Bruno.

Para o turista Marcos da cidade de Ipirá, “O festival de Igatu é um festival raiz, na qual já faz do meu calendário, pois venho todos os anos“.

O Segundo dia do festival, as energias positivas estavam elevadas, pois em todas as apresentações musicais o público presente cantava juntos com os artistas emanando o que todos já sabem, que Igatu é um lugar mistico, onde as energias são de fato renovadas, e não tem quem visite esse pequeno lugar no paraíso chamado Chapada Diamantina que não saia revigorado, confira ai como foi o segundo dia:

Já no terceiro e último dia o Festival, a programação não poderia ter começado melhor, pois ouvir as bençãos do Padre Valmir na Igreja centenária de São Sebastião e logo em seguida a apresentação do clarinetista Ivan Sacerdote fizeram com que todos se reenergizassem. Logo em seguida as apresentações musicas dos Skanibais, do Luiz Caldas e da Confraria da Música mais uma vez elevou as energias positivas e mesmo no terceiro dia, não teve quem não soltasse a voz junto com os artistas.

E assim foi a edição do Festival de Igatu, edição 2022, que teve a realização da Prefeitura Municipal de Andaraí, o apoio do governo do estado através da BahiaTursa, e nós do SeLigaChapada já podemos confessar que já estamos com saudades e torcendo que tudo ocorra bem para que no próximo ano estejamos juntos novamente. #Igatu2022


Continue Reading

Chapada Diamantina

Confira como foi o 3º dia da 40ª Festa dos Vaqueiros de Nova Redenção

Published

on

Confira como foi o 3º dia da 40ª Festa dos Vaqueiros de Nova Redenção. Realização Prefeitura Municipal de Nova Redenção, Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Juventude com o apoio da BahiaTursa.

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.