Connect with us

Lençois - Ba

Ministério Público participa de reunião sobre policiamento ambiental na Chapada

Published

on

O Ministério Público, por meio da Promotoria Regional Ambiental de Lençóis, participou, hoje (14), de uma reunião com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) da Polícia Militar da Bahia para alinhar condutas de policiamento ambiental na região.

O encontro, coordenado pela Major Sheila Dias, teve a participação de cerca de 50 policiais militares lotados na referida unidade, e contou com exposição do promotor de Justiça Ernesto Cabral de Medeiros.

Na exposição, foram abordados temas relativos ao policiamento ambiental e suas atividades de campo, tais como instrumentos de responsabilização administrativa e criminal na área ambiental, limites de atuação em cada esfera de responsabilidade, apreensão e destinação de materiais, entrada em propriedades privadas para atuação, dentre outros assuntos trazidos pelos policiais no evento.

Cecom MP

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lençois - Ba

Uefs realiza Semana de Ciência e Tecnologia em Lençóis

Published

on

Entre os dias 25 e 27 de outubro será realizada no Campus Avançado da Chapada Diamantina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que funciona em Lençóis. Os objetivos do evento são promover ações de divulgação e popularização da ciência, a socialização de conhecimentos científicos e a realização de atividades na área de ciência e tecnologia. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O tema da 19ª edição, “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, será discutido no primeiro dia do evento (25) na palestra de abertura da SNCT, a partir das 19h, no Centro Educacional Renato Pereira Viana (CERPV). O encontro vai ser ministrado pelo professor doutor Clóvis Ramaiana (DCHF/Uefs). Nos demais dias as atividades vão ocorrer no Centro Educacional, no Mercado Cultural e no Campus da Uefs de Lençóis.

A programação da SNCT inclui ainda contação de histórias, atendimento contábil para pessoa física e microempreendedor individual, oficinas, como por exemplo de educação em saúde bucal, atendimento de práticas integrativas e complementares, com massagens relaxantes, exposição e comercialização de livros e exposições. Além de rodas de conversa, orientação sobre uso adequado de medicamentos a pacientes hipertensos, aferição de pressão arterial e orientação profissional.

Ascom UEFS

Continue Reading

Andarai - BA

Embrapa e parceiros realizam curso sobre fruticultura orgânica para produtores da Chapada Diamantina

Published

on

Com o objetivo de repassar tecnologias referentes ao sistema orgânico de produção, a Embrapa Mandioca e Fruticultura realiza, na Chapada Diamantina, o curso “Fruticultura em sistema orgânico de produção”, sob coordenação dos pesquisadores Aristoteles Pires de Matos e Tullio Raphael Pereira de Pádua. Além deles, os outros instrutores são os pesquisadores Nelson Fonseca e Onildo Nunes de Jesus. O evento é realizado em parceria com a Bioenergia Orgânicos, o Fundo Vale e o Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (Cetep).

Imagem Ilustrativa

O módulo sobre abacaxi, manga e maracujá, vai ser realizado em dois períodos, com o mesmo conteúdo: nos dias 19 e 20 de outubro, no Cetep, em Wagner (BA), e nos dias 9 e 11 de novembro, no auditório da Câmara de Vereadores de Andaraí (BA). No primeiro dia, as aulas teóricas vão abordar a escolha, o preparo do solo, a produção de mudas e o plantio, o manejo integrado de pragas e doenças e o manejo fitotécnico das culturas do abacaxi, manga e maracujá. No segundo dia, é a vez das práticas dos temas abordados (abacaxi, manga e maracujá), que vão ser realizadas na Fazenda Ceral e das práticas na produção de sementes e mudas na Fazenda Bonita, ambas pertencentes à Bioenergia Orgânicos e localizadas em Lençois (BA), na Chapada Diamantina (BA).

Para o curso, a Bioenergia Orgânicos buscou produtores rurais que tenham interesse no cultivo orgânico dessas culturas para aderir a um projeto de cultivo orgânico de fruteiras em larga escala. Embrapa Mandioca e Fruticultura e Bioenergia Orgânicos desenvolvem, juntas, desde 2011, pesquisas para o cultivo de fruteiras em sistemas orgânicos de produção na região de Lençóis. Entre os resultados obtidos, encontram-se os sistemas orgânicos de produção para as culturas do abacaxi, manga e maracujá, com informações sobre o cultivo dessas fruteiras, desde o plantio até a colheita.

Continue Reading

Lençois - Ba

Confira as atrações do Festival de Lençóis 2022

Published

on

Após dois anos de pandemia, o Festival de Lençóis volta a acontecer na Chapada Diamantina com a 20ª edição do evento, que reúne uma programação de shows com diversos gêneros musicais, de 22 a 24 de setembro, na Praça Horácio de Mattos.

Montagem BN

Entre as atrações confirmadas, o festival contará com as participações de Vanessa da Matta, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Jau, Filhos de Jorge e Samantha Tosto. Entre as atrações locais estão a Griô, Triêtu, Zion, Rivô Trio e Outras Substâncias e a Filarmônica Popular de Lençóis. 

De acordo com a produção do evento, a realização do Festival de Lençóis está baseada na fomentação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural. Produzido pela Pau Viola Produções Artísticas, o evento conta com o apoio do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Lençóis e Bahiagás. Confira no final do texto, a grade completa com a data e o horário das atrações.

Confira a programação:

QUINTA-FEIRA (22/09):
– Filarmônica Popular de Lençóis 
– Griô
– Filhos de Jorge
– Triêtu

SEXTA-FEIRA (23/09):
– Samantha Tosto
– Vanessa da Mata
– Jau
– Rivô Trio e outras substâncias 

SÁBADO (24/09):
– Mariene de Castro
– Carlinhos Brown
– Zion

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.