Connect with us

Noticias

Luz e água podem ser cortadas por falta de pagamento?

Published

on

Segundo dados divulgados em um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Após as dívidas com bancos, o atraso nas contas de energia elétrica é o maior problema de inadimplência junto aos consumidores.

Nesse sentido, fica explícito que a falta de pagamento nas contas de luz e também de água são um dos principais fatores de inadimplência, e uma das principais contas que os consumidores acabam atrasando.

Nesse sentido, será que o não pagamento das contas de luz e de água podem levar ao corte desses serviços, e consequentemente o cidadão ficar sem o uso de energia elétrica ou de água? Vamos descobrir agora!

Luz e água podem ser cortadas por atraso no pagamento?

Indo direto ao ponto, sim! O Código de Defesa do Consumidor (CPC) determina que os serviços públicos como o fornecimento de água e de energia devem ser prestados de forma adequada, e contínua.

Contudo, existe uma legislação específica, que permite com que as concessionárias realizem o corte no fornecimento pela falta de pagamento das respectivas contas de água e luz.

Com relação à conta de água, o prazo máximo para corte de água é de 90 dias a contar da data que a conta deveria ter sido paga.

Já no caso da energia elétrica, o prazo de corte também é de 90 dias após o vencimento da conta. Contudo, caso não seja feito nesse prazo, a concessionária não poderá mais realizar a suspensão do fornecimento do serviço.

Vale lembrar que em junho de 2020 uma legislação federal foi publicada, indicando que o corte de água e luz deve ser feito mediante aviso do dia exato em que o serviço será suspenso.

Por fim, em caso de corte, o mesmo não poderá ser feito fora do horário comercial e nem na sexta, sábado ou domingo, ou ainda 24 horas antes de feriados.

Aviso de corte

O consumidor precisa estar ciente que para haver o corte no fornecimento de energia ou água, as concessionárias estão obrigadas a informar a partir de qual data poderá haver a suspensão dos serviços.

Nesse sentido, a comunicação deve ser recebida pelo consumidor com pelo menos quinze dias de antecedência do devido corte.

Dica! As concessionárias normalmente emitem o aviso na própria conta, seja de luz ou de água, sendo assim, fique atento com a próxima fatura para não ser pego de surpresa.

As informações são do Jornal Contábil

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Noticias

Confira a votação para 2º turno em Nova Redenção

Published

on

Neste domingo (30/10), 4.769 eleitores compareceram as urnas na cidade de Nova Redenção – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Nova Redenção – Imagem ilustrativa

Jerônimo do PT obteve 82,56% dos votos válidos, ou seja, 3.933 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 17,44%, ou seja, 831 votos.

Para governo do estado, 0,70% dos eleitores, decidiram por votar em branco, um total de 35 votos. E 3,89% tiveram seus votos anulados, totalizando 194 votos nulos.

Em Nova Redenção o governador eleito Jerônimo Rodrigues apoiado pela prefeita Guilma Soares, obteve 3.102 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 88,57% dos votos válidos, ou seja, 4.224 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 11,43%, ou seja 545 votos.

Para presidente, 1,01% votaram em branco, ou seja, 50 votos e 3,48% dos votos foram anulados, um total de 174 votos.

Continue Reading

Noticias

Confira como foi a votação do segundo turno em Ibiquera

Published

on

Neste domingo (30/10), 2886 eleitores compareceram as urnas na cidade de Ibiquera – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Jerônimo do PT obteve 50,79% dos votos válidos, ou seja, 1.413 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 49,21%, ou seja, 1.369 votos.

0,59% dos eleitores presentes, decidiram por votar em branco, um total de 17 votos.

E 3,01% decidiram anularem seus votos, totalizando 87 votos nulos.

Em IBIQUERA o governador eleito Jerônimo Rodrigues obteve 44 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 85,12% dos votos válidos, ou seja, 2316 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 14,88%, ou seja 405 votos.

Para presidente, 0,90% votaram em branco, ou seja, 26 votos e 4,82% dos votos foram anulados, um total de 139 votos.

Imagem reprodução UOL
Imagem reprodução UOL

Continue Reading

Noticias

Jerônimo é eleito governador da Bahia, com 52% dos votos válidos

Published

on

O candidato Jerônimo (PT) venceu a disputa para o governo da Bahia, com 52,53% dos votos válidos. ACM Neto (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 47,47% dos votos válidos.

Imagem reprodução

Até agora foram apurados 96,13% das urnas. Os votos brancos somam 0,97% e os nulos, 3,11%. A abstenção está em 19,69%.

Jerônimo (PT): 57 anos, é ex-secretário de Educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Teve 49,45% dos votos válidos no primeiro turno. Ele também já ocupou o cargo de secretário nacional do Desenvolvimento Social e assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural. Formado em engenharia agronômica, nasceu em Aiquara (BA) e esta foi sua primeira disputa em uma eleição. Geraldo Júnior (MDB), 53 anos, será o vice.

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.