Connect with us

Política

Ex-prefeito de Itaberaba é condenado à prisão por se autopromover em carnês de IPTU

Published

on

Uma matéria publicada pelo Jornal a Tarde, na manhã desta terça-feira (11/02), traz a informação de que o ex-prefeito de Itaberaba, no centro-norte baiano, João Almeida Mascarenhas Filho, foi condenado a sete anos e nove meses de prisão por ato de improbidade administrativa. A decisão do juiz de direito Matheus Martins Moitinho foi expedida no último dia 7 e publicada no Diário Oficial da Justiça da Bahia nesta terça-feira, 11.

De acordo com o Jornal a tarde, João foi denunciado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), João Almeida Mascarenhas Filho foi acusado de ter divulgado, a partir de janeiro de 2011, carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com fotos suas, “a fim de promover sua imagem pessoal”. “Dessa forma, a ilicitude dos atos realizados pelo denunciado se caracteriza através do marketing político, do uso indevido de seu nome e imagens, beneficiando-se de recursos e serviços públicos, em proveito próprio”, entendeu o magistrado ao analisar o processo.

Além disso, a denúncia ofertada pelo MP-BA narra que, em junho do mesmo ano, o então prefeito utilizou-se de faixa afixada em uma máquina agrícola pública, estacionada em frente à sede da prefeitura municipal, contendo a seguinte mensagem: “Mais uma Conquista do Prefeito João Filho com o Dep. João Leão”. “A aposição da mencionada faixa ocorreu no mês em que foram celebrados os festejos juninos, de modo que a propaganda autopromocional, indevida e ilegal, alcançou maior número de destinatários, em razão do grande movimento de pessoas que circulavam na via pública no referido período”, considerou o juiz.

Ouvido no processo, o ex-prefeito alegou, por meio da sua defesa jurídica, que os fatos não ocorreram conforme o MP-BA manifestou nos autos. A defesa ponderou que a existência de uma fotografia no carnê de IPTU não levaria à conclusão de que se trataria de autopromoção, que o ex-gestor “não participou e não anuiu com a veiculação da sua imagem no carnê de IPTU” e que o MP-BA “não comprovou que a emissão dos carnês se deu por meio de custeio por verba pública”. “Quando constatada a irregularidade, (os carnês) foram logo recolhidos pela administração pública municipal”, frisou a defesa.

No entanto, o magistrado não acolheu os argumentos do ex-prefeito. “O gestor tinha ciência da forma adequada de se emitir os carnês, sem veiculação de publicidade autopromocional, mas mesmo assim optou-se pelo lançamento dos carnês com tal propósito no início do ano de 2011”.

Leia o conteúdo na integra no ATARDE.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mandetta é o assunto mais comentado no Twitter; veja repercussões

Published

on

Poucas horas depois de ser confirmada pelo presidente Jair Bolsaro e anunciada pelo próprio Luiz Henrique Mandetta nesta quinta-feira (16), a demissão do Ministro da Saúde do Brasil chegou ao trending topic do Twitter –a lista de assuntos mais comentados– como a primeira hasthag do Brasil e a segunda em todo o mundo. Quase 400 mil mensagens na rede social no momento da publicação desta matéria traziam comentários, positivos ou negativos, sobre a troca na pasta em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A demissão, aguardada desde o início da semana –depois de Mandetta dar entrevista à TV Globo criticando o fato de a população ter duas visões sobre a pandemia, uma dele e outra de bolsonaro–, foi confirmada um dia depois de desabafo do ex-ministro à coluna Radar, da Revista Veja. Ali, Mandetta criticou o fato de ver o presidente ir conta posições recém-acordadas com Mandetta.

Continue Reading

Política

Polícia encontra plantação com 50 mil pés de maconha na Bahia

Published

on

De acordo com informações passadas ao SeLigaChapada pela ASCOM da Polícia Civil, uma plantação com 50 mil pés de maconha foi localizada pelos policiais da 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Paulo Afonso, em conjunto com equipes das unidades territoriais de Jeremoabo e Santa Brígida, na madrugada desta terça-feira (11/02).

Imagem Divulgação – Ascom PC

Dois suspeitos foram presos em flagrante durante a ação policial, realizada na localidade de Baixo do Mocó, em Santa Brígida. De acordo com as equipes, a plantação contava com estrutura de irrigação e ainda foram apreendidos motores e uma caminhonete, utilizada para transporte de equipamentos e material.

Imagem Divulgação – Ascom PC

A delegada Antônia Jane de Araújo, da DT/Santa Brígida, explicou que após a perícia, a plantação será destruída. “A dupla que foi presa, vai ser apresentada em audiência de custódia da Justiça”, completou a delegada.
Fonte: Ascom PC

Continue Reading

Política

Ex-prefeito João Mascarenhas Filho emite nota sobre prisão por se autopromover em carnês de IPTU

Published

on

Após matéria divulgada no Jornal A Tarde, e replicada por nosso portal, o Ex-prefeito de Itaberaba no piemonte do paraguaçu emitiu em forma de vídeo uma nota no intuito de tranquilizar os munícipes de itaberaba, confira:

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.