Connect with us

Lençois - Ba

Em Mucugê, policiais da 42ª CIPM resgatam família ilhada no Rio Tiburtino

Published

on

Quatro pessoas de uma mesma família foram resgatadas por uma equipe da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lençóis) depois de ficarem ilhadas no Rio Tiburtino, durante um passeio no Projeto Sempre Viva, localizado no Parque Municipal da cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina. O caso ocorreu na manhã do último domingo (13).

Imagem reprodução

Uma menina de 11 anos, uma adolescente de 13, o pai e a mãe visitavam o parque, que é composto de cachoeiras e rios, atravessaram o rio Tiburtino, que estava com o volume normal, e foram surpreendidos por uma forte correnteza e excesso de volume da água quando retornavam. A situação foi causada por uma tromba d’água decorrente da chuva que atingiu a região.

“Quando chove em algum ponto do rio, o volume de água sobe rapidamente. E foi isso o que aconteceu. Eles acabaram ficando presos porque o rio havia subido muito. Uma equipe que fazia o policiamento da região foi alertada da situação, atravessou o rio e resgatou as vítimas”, detalhou o comandante da unidade, capitão Joanisio Estrela.

Os militares correram cerca de três quilômetros e atravessaram o rio contra a correnteza para localizar a família, que já estava em extrema aflição. Os policiais realizaram o resgate das vítimas individualmente, também a nado. A ação durou cerca de quatro horas. Apesar do susto, todos passam bem.

Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública (SSP)

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lençois - Ba

Uefs realiza Semana de Ciência e Tecnologia em Lençóis

Published

on

Entre os dias 25 e 27 de outubro será realizada no Campus Avançado da Chapada Diamantina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que funciona em Lençóis. Os objetivos do evento são promover ações de divulgação e popularização da ciência, a socialização de conhecimentos científicos e a realização de atividades na área de ciência e tecnologia. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O tema da 19ª edição, “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, será discutido no primeiro dia do evento (25) na palestra de abertura da SNCT, a partir das 19h, no Centro Educacional Renato Pereira Viana (CERPV). O encontro vai ser ministrado pelo professor doutor Clóvis Ramaiana (DCHF/Uefs). Nos demais dias as atividades vão ocorrer no Centro Educacional, no Mercado Cultural e no Campus da Uefs de Lençóis.

A programação da SNCT inclui ainda contação de histórias, atendimento contábil para pessoa física e microempreendedor individual, oficinas, como por exemplo de educação em saúde bucal, atendimento de práticas integrativas e complementares, com massagens relaxantes, exposição e comercialização de livros e exposições. Além de rodas de conversa, orientação sobre uso adequado de medicamentos a pacientes hipertensos, aferição de pressão arterial e orientação profissional.

Ascom UEFS

Continue Reading

Andarai - BA

Embrapa e parceiros realizam curso sobre fruticultura orgânica para produtores da Chapada Diamantina

Published

on

Com o objetivo de repassar tecnologias referentes ao sistema orgânico de produção, a Embrapa Mandioca e Fruticultura realiza, na Chapada Diamantina, o curso “Fruticultura em sistema orgânico de produção”, sob coordenação dos pesquisadores Aristoteles Pires de Matos e Tullio Raphael Pereira de Pádua. Além deles, os outros instrutores são os pesquisadores Nelson Fonseca e Onildo Nunes de Jesus. O evento é realizado em parceria com a Bioenergia Orgânicos, o Fundo Vale e o Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (Cetep).

Imagem Ilustrativa

O módulo sobre abacaxi, manga e maracujá, vai ser realizado em dois períodos, com o mesmo conteúdo: nos dias 19 e 20 de outubro, no Cetep, em Wagner (BA), e nos dias 9 e 11 de novembro, no auditório da Câmara de Vereadores de Andaraí (BA). No primeiro dia, as aulas teóricas vão abordar a escolha, o preparo do solo, a produção de mudas e o plantio, o manejo integrado de pragas e doenças e o manejo fitotécnico das culturas do abacaxi, manga e maracujá. No segundo dia, é a vez das práticas dos temas abordados (abacaxi, manga e maracujá), que vão ser realizadas na Fazenda Ceral e das práticas na produção de sementes e mudas na Fazenda Bonita, ambas pertencentes à Bioenergia Orgânicos e localizadas em Lençois (BA), na Chapada Diamantina (BA).

Para o curso, a Bioenergia Orgânicos buscou produtores rurais que tenham interesse no cultivo orgânico dessas culturas para aderir a um projeto de cultivo orgânico de fruteiras em larga escala. Embrapa Mandioca e Fruticultura e Bioenergia Orgânicos desenvolvem, juntas, desde 2011, pesquisas para o cultivo de fruteiras em sistemas orgânicos de produção na região de Lençóis. Entre os resultados obtidos, encontram-se os sistemas orgânicos de produção para as culturas do abacaxi, manga e maracujá, com informações sobre o cultivo dessas fruteiras, desde o plantio até a colheita.

Continue Reading

Lençois - Ba

Confira as atrações do Festival de Lençóis 2022

Published

on

Após dois anos de pandemia, o Festival de Lençóis volta a acontecer na Chapada Diamantina com a 20ª edição do evento, que reúne uma programação de shows com diversos gêneros musicais, de 22 a 24 de setembro, na Praça Horácio de Mattos.

Montagem BN

Entre as atrações confirmadas, o festival contará com as participações de Vanessa da Matta, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Jau, Filhos de Jorge e Samantha Tosto. Entre as atrações locais estão a Griô, Triêtu, Zion, Rivô Trio e Outras Substâncias e a Filarmônica Popular de Lençóis. 

De acordo com a produção do evento, a realização do Festival de Lençóis está baseada na fomentação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural. Produzido pela Pau Viola Produções Artísticas, o evento conta com o apoio do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Lençóis e Bahiagás. Confira no final do texto, a grade completa com a data e o horário das atrações.

Confira a programação:

QUINTA-FEIRA (22/09):
– Filarmônica Popular de Lençóis 
– Griô
– Filhos de Jorge
– Triêtu

SEXTA-FEIRA (23/09):
– Samantha Tosto
– Vanessa da Mata
– Jau
– Rivô Trio e outras substâncias 

SÁBADO (24/09):
– Mariene de Castro
– Carlinhos Brown
– Zion

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.