Connect with us

Itaetê - Ba

Cippa Lençóis destrói fornos e apreende carvão na Chapada Diamantina

Published

on

Quatorze fornos e sacos de carvão foram destruídos, além de treze aves silvestres e oito gaiolas apreendidas por equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), durante operação de combate a retirada ilegal de madeira nativa para a produção proibida de carvão.

Na ação, que ocorreu nos municípios de Wagner e Itaitê, na Chapada Diamantina, e foi encerrada na sexta-feira (18), ninguém foi preso.

Após as informações sobre irregularidades, povoados da zona rural de Wagner foram vistoriados, desde a terça-feira (15), pelos PMs e técnicos do instituto. Foram encontrados locais de destruição, após a extração de madeiras nativa do Cerrado e Mata Atlântica, além das fornalhas em funcionamento.

“Para esse tipo de atividade é necessário regularização do Inema e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que não foi apresentado nas ocorrências. Os técnicos então nos orientaram a destruir todos esses materiais”, contou o tenente Alisson Soares, lotado na unidade ambiental.

Em uma das ações, mais de 100 sacos de carvão prontos para a venda foram encontrados e, pela dificuldade de deslocamento em região de mata fechada, também foram destruídos.

Ao mesmo tempo em que os policiais e técnicos vistoriavam a cidade, outras guarnições atuavam com a operação no município de Itaitê. Por lá, os policiais destruíram outro forno em atividade, na quinta-feira (17), na região da Serra da Chapadinha, às margens do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Aves apreendidas

Quatro Canários da Terra, três Cardeais, um Pintassilgo e a mesma quantidade de Coleira, Papa Capim, Azulão, Pássaro Preto e Cancan foram apreendidos em um assentamento conhecido como ‘Piabas’, na zona rural de Wagner, durante a mesma ação.

“Os animais silvestres eram mantidos em cativeiro por um homem, em oito gaiolas. De forma voluntária, a esposa dele nos entregou as aves, que ficaram sob responsabilidade dos técnicos do Inema e, posteriormente, serão soltas em ambiente adequado”, concluiu o oficial.
Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Itaetê - Ba

Cipe Chapada recupera veículo roubado em Itaetê

Published

on

Uma Gu da CIPE/Chapada em patrulhamento na cidade de Itaetê no último dia 06 de agosto, abordou um veículo GM-S10, placa de identificação NTE-9D80, onde foi constatado indícios de adulteração nos seus elementos identificadores.

Após verificação minuciosa, foi constatado se tratar de um veículo clonado, onde sua placa original seria JMU-1562, com restrição de furto/roubo.

Posteriormente, o veículo e o seu proprietário foram apresentados na Delegacia de polícia civil de Itaberaba.
▪️Ocorrência: N° 446294/22

Continue Reading

Itaetê - Ba

Operação Itaetê seguro aprende munições, meliantes fugiram

Published

on

Por volta das 10 horas desta quinta-feira (04/07) foi deflagrada a Operação Itaetê Seguro, que visou o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva no município. A Operação contou com quatro guarnições da PMBA, e três equipes da PCBA, da 12a COORPIN.

Foram realizadas buscas nos bairros Treze de Maio, Canabrava, Rua do Papelão, Balsa e Poço de Areia, na zona urbana, além da Serra da Lagoa Preta e Povoado da Santa Luzia, na zona rural. Durante incursão na Serra, foi localizado um acampamento, onde os meliantes abandoram durante a fuga munições de cal. 12 e .40. Todo o material foi recolhido e apresentado na Depol de Itaberaba.

Material apreendido:
35 cartuchos cal .40
16 cartuchos cal 12
7 estojos cal 12

Continue Reading

Itaetê - Ba

Homem é assassinado a tiros no município de Itaetê na Chapada Diamantina

Published

on

Um homem de 27 anos foi assassinado a tiros por volta das 16h20 deste sábado (09/07), na Praça Treze de Maio, no centro da cidade de Itaetê na Chapada Diamantina.

Imagem ilustrativa – Itaetê Bahia

A guarnição da Polícia Militar recebeu várias ligações, via telefone celular, informando ter havido disparos de arma de fogo no bairro Treze de Maio.

Ao chegar ao local a ambulância municipal já estava prestando socorro a vítima que estava caída ao solo com perfurações de arma de fogo. O técnico de enfermagem informou que o socorro não seria mais necessário devido a vítima já estar sem sinais vitais.

A guarnição isolou o local e informou ao CICON, que acionou a Polícia Civil e DPT.

Segundo informações da polícia, três pessoas são suspeitos do crime, ambos estavam a pé no momento do assassinato e fugiram atravessando o Rio Paraguaçu.

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.