Connect with us

Noticias

Chapada Diamantina pode ganhar geoparque global para incremento do turismo baiano 

Published

on

O projeto de criação do Geoparque Serra do Sincorá, na zona turística Chapada Diamantina, foi discutido, nesta semana, na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. Participaram do encontro representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente ( Sema), de Ciência e Tecnologia ( Secti) e da Educação ( SEC), dos municípios envolvidos e da Organização Ambiental AGS, que desenvolve o projeto. Eles decidiram pela formação de uma comissão para ações integradas, com o objetivo de conquistar para a Serra do Sincorá o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), necessário para que áreas com formações geológicas sejam reconhecidas como georparques globais. O conceito estimula a presença humana em reservas naturais, usando o turismo como ferramenta de preservação ambiental. 

Foto: Túlio Saraiva  

A iniciativa alcança os municípios de Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, que abrigam diversas formas de relevo e sítios arqueológicos. “A criação do primeiro geoparque global da Bahia vai despertar o interesse de geólogos e turistas de várias partes do mundo. É uma forma de promover o turismo sustentável, gerando renda para as populações locais e estimulando o desenvolvimento da Chapada “, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

“Na comissão de trabalho, vamos atuar de maneira integrada com o Governo do Estado e as prefeituras, para preencher todos o requisitos que a Unesco exige. O Geoparque Serra do Sincorá representa uma área de 6,3 mil quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 44 mil pessoas. Essa conquista será uma grande salto para o turismo baiano”, explicou o vice-presidente da AGS, Renato Azevedo. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Noticias

Confira a votação para 2º turno em Nova Redenção

Published

on

Neste domingo (30/10), 4.769 eleitores compareceram as urnas na cidade de Nova Redenção – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Nova Redenção – Imagem ilustrativa

Jerônimo do PT obteve 82,56% dos votos válidos, ou seja, 3.933 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 17,44%, ou seja, 831 votos.

Para governo do estado, 0,70% dos eleitores, decidiram por votar em branco, um total de 35 votos. E 3,89% tiveram seus votos anulados, totalizando 194 votos nulos.

Em Nova Redenção o governador eleito Jerônimo Rodrigues apoiado pela prefeita Guilma Soares, obteve 3.102 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 88,57% dos votos válidos, ou seja, 4.224 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 11,43%, ou seja 545 votos.

Para presidente, 1,01% votaram em branco, ou seja, 50 votos e 3,48% dos votos foram anulados, um total de 174 votos.

Continue Reading

Noticias

Confira como foi a votação do segundo turno em Ibiquera

Published

on

Neste domingo (30/10), 2886 eleitores compareceram as urnas na cidade de Ibiquera – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Jerônimo do PT obteve 50,79% dos votos válidos, ou seja, 1.413 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 49,21%, ou seja, 1.369 votos.

0,59% dos eleitores presentes, decidiram por votar em branco, um total de 17 votos.

E 3,01% decidiram anularem seus votos, totalizando 87 votos nulos.

Em IBIQUERA o governador eleito Jerônimo Rodrigues obteve 44 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 85,12% dos votos válidos, ou seja, 2316 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 14,88%, ou seja 405 votos.

Para presidente, 0,90% votaram em branco, ou seja, 26 votos e 4,82% dos votos foram anulados, um total de 139 votos.

Imagem reprodução UOL
Imagem reprodução UOL

Continue Reading

Noticias

Jerônimo é eleito governador da Bahia, com 52% dos votos válidos

Published

on

O candidato Jerônimo (PT) venceu a disputa para o governo da Bahia, com 52,53% dos votos válidos. ACM Neto (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 47,47% dos votos válidos.

Imagem reprodução

Até agora foram apurados 96,13% das urnas. Os votos brancos somam 0,97% e os nulos, 3,11%. A abstenção está em 19,69%.

Jerônimo (PT): 57 anos, é ex-secretário de Educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Teve 49,45% dos votos válidos no primeiro turno. Ele também já ocupou o cargo de secretário nacional do Desenvolvimento Social e assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural. Formado em engenharia agronômica, nasceu em Aiquara (BA) e esta foi sua primeira disputa em uma eleição. Geraldo Júnior (MDB), 53 anos, será o vice.

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.