Connect with us

Noticias

Assentamento em Andaraí é destaque na produção de abacaxi

Published

on

O assentamento Salubrinho, situado no município de Andaraí, na região da Chapada Diamantina (BA), espera colher 100 toneladas de abacaxi, entre o biênio de 2022 e 2023. A safra inicia este mês. Dentre as 40 famílias beneficiárias da reforma agrária nessa área, 13 se dedicam ao cultivo da fruta que leva 14 meses para produzir.   

Criado em 2003 pelo Incra e com 838,4 hectares de terras, o Salubrinho também produz aipim, feijão, laranja, limão e manga. Atualmente, acontece a introdução do cultivo do maracujá no assentamento, que produz frutos quatro vezes ao ano e, com isso, tem potencial de aumentar a rentabilidade das famílias.   

Só o assentado Gilberto Oliveira colhe anualmente entre 30 e 40 mil unidades de abacaxi. Este ano, o agricultor também resolveu apostar no maracujá e plantou um hectare do fruto que ainda não está em ponto de colheita no seu lote.   

Comercialização  

No auge da colheita do abacaxi, Oliveira conta que comercializa caminhões da fruta junto a atravessadores. Os valores variam entre R$ 1 a unidade e até duas unidades por R$ 5, o que depende da oferta e da qualidade do fruto. “Vendemos também em feiras”, explica ele.   

A agricultora Eni Rodrigues Teles também produtora de abacaxi, conta que eles costumam comercializar o produto nas feiras dos municípios de Cascavel, Mucugê, Itaetê, Andaraí, Redenção e Wagner.

Eni ressalta que a “lida” com o abacaxi é difícil, devido à demora entre o plantio e a colheita. Além disso, ela conta que se a produção no município de Itaberaba é grande, cai o preço do abacaxi, pois a oferta é muito maior nas feiras.   

Segundo Eni, a vendagem é boa e eles não precisam se deslocar com tanta frequência quando conseguem participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).   

Introdução do Maracujá  

Diante das dificuldades de comercialização do abacaxi enfrentadas pelas famílias, o técnico agrícola Antônio Novaes, da Prefeitura de Andaraí, vê a introdução do maracujá como uma alternativa. Para isso, a prefeitura preparou o solo para o plantio em parcelas do assentamento.   

“O maracujá possui uma rede de comercialização melhor. Além disso, o tempo de produção do fruto é mais curto. Enquanto o abacaxi tem um ciclo de um ano e meio, o maracujá produz quatro vezes ao ano”, frisa Novaes.   

De acordo com o técnico, é importante os assentados conciliarem as lavouras do maracujá e do abacaxi, além da produção de culturas de subsistência, mais voltada para o consumo interno do assentamento.   

O técnico frisa que existem plantios de maracujá em dois lotes e que, num período de um ano, a expectativa é de que eles colham até 60 toneladas do fruto. “Outros agricultores vão acabar aderindo à cultura diante do desempenho dessas primeiras famílias”, finaliza.     

Políticas Públicas  

Os agricultores do Salubrinho já foram beneficiados com o Crédito Instalação do Incra, em modalidades antigas, tais como: Aquisição de Material de Construção, Fomento, Apoio Inicial e Semiárido.   

Segundo o assentado Gilberto Oliveira, a expectativa das famílias é para a liberação do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), no estado da Bahia.

Com esse documento, as famílias poderão acessar modalidades do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Com o recurso, poderemos investir no melhoramento de nossas plantações, pois hoje só contamos com o nosso próprio recurso”, ressalta.  

ACS – INCRA

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Noticias

Confira a votação para 2º turno em Nova Redenção

Published

on

Neste domingo (30/10), 4.769 eleitores compareceram as urnas na cidade de Nova Redenção – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Nova Redenção – Imagem ilustrativa

Jerônimo do PT obteve 82,56% dos votos válidos, ou seja, 3.933 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 17,44%, ou seja, 831 votos.

Para governo do estado, 0,70% dos eleitores, decidiram por votar em branco, um total de 35 votos. E 3,89% tiveram seus votos anulados, totalizando 194 votos nulos.

Em Nova Redenção o governador eleito Jerônimo Rodrigues apoiado pela prefeita Guilma Soares, obteve 3.102 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 88,57% dos votos válidos, ou seja, 4.224 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 11,43%, ou seja 545 votos.

Para presidente, 1,01% votaram em branco, ou seja, 50 votos e 3,48% dos votos foram anulados, um total de 174 votos.

Continue Reading

Noticias

Confira como foi a votação do segundo turno em Ibiquera

Published

on

Neste domingo (30/10), 2886 eleitores compareceram as urnas na cidade de Ibiquera – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Jerônimo do PT obteve 50,79% dos votos válidos, ou seja, 1.413 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 49,21%, ou seja, 1.369 votos.

0,59% dos eleitores presentes, decidiram por votar em branco, um total de 17 votos.

E 3,01% decidiram anularem seus votos, totalizando 87 votos nulos.

Em IBIQUERA o governador eleito Jerônimo Rodrigues obteve 44 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 85,12% dos votos válidos, ou seja, 2316 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 14,88%, ou seja 405 votos.

Para presidente, 0,90% votaram em branco, ou seja, 26 votos e 4,82% dos votos foram anulados, um total de 139 votos.

Imagem reprodução UOL
Imagem reprodução UOL

Continue Reading

Noticias

Jerônimo é eleito governador da Bahia, com 52% dos votos válidos

Published

on

O candidato Jerônimo (PT) venceu a disputa para o governo da Bahia, com 52,53% dos votos válidos. ACM Neto (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 47,47% dos votos válidos.

Imagem reprodução

Até agora foram apurados 96,13% das urnas. Os votos brancos somam 0,97% e os nulos, 3,11%. A abstenção está em 19,69%.

Jerônimo (PT): 57 anos, é ex-secretário de Educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Teve 49,45% dos votos válidos no primeiro turno. Ele também já ocupou o cargo de secretário nacional do Desenvolvimento Social e assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural. Formado em engenharia agronômica, nasceu em Aiquara (BA) e esta foi sua primeira disputa em uma eleição. Geraldo Júnior (MDB), 53 anos, será o vice.

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.