Connect with us

Noticias

ADAB em parceria com o consórcio Chapada Forte e Prefeitura de Andaraí promovem ação educativa sobre abate de animais

Published

on

A ADAB em parceria com o consórcio Chapada Forte e Prefeitura de Andaraí, promoveram na manhã desta quinta-feira (16) uma ação educativa sobre o abate de animais. O evento contou com a participação de representantes de vários municípios consorciados, estiveram presentes, secretários de agricultura, secretários de saúde, equipe de vigilância sanitária, produtores, comerciantes, açougueiros, marchantes, e consumidores de produtos animais.

Carlos Augusto, Diretor de Defesa Animal (ADAB), fez questão de explicar a todos que se tratava de um evento educativo, “nesse primeiro momento não terá fiscalização e sim uma conscientização de todos para que tenhamos um controle rigoroso no abate de animais, seja bovino, caprino, suíno e aves”.

“O objetivo é conscientizar cada vez mais a população sobre a importância de organização de toda a cadeia produtiva de origem animal, promovendo segurança alimentar e de qualidade para salvaguardar a saúde humana. Acredito no poder de transformação que o conhecimento traz e esperamos que cada participante seja um porta-voz, um multiplicador da informação. Queremos uma Chapada cada vez mais FORTE”. Destacou Wilson Cardoso, Prefeito anfitrião do evento.

A ação educativa teve como ponto central o abate irregular de animais, esse tema foi de grande importância para esclarecer aos comerciantes e a população sobre os perigos do consumo de um alimento de origem desconhecida. Durante o abate irregular, não se tem uma inspeção sanitária. Esses produtos podem ser obtidos em condições precárias de higiene, o que leva à contaminação por bactérias, animais doentes, ou com parasitas que podem chegar à mesa do consumidor.

“Cada vez mais a população têm se preocupado com a origem dos alimentos que consomem, e essas ações fazem parte do compromisso que é levar conhecimento para que as pessoas possam escolher os produtos mais seguros na hora da compra.” Ressaltou a veterinária Amanda Santos.

Segundo estudos realizados por órgãos da saúde pública, atualmente há mais de 30 doenças transmissíveis via carne contaminada. Entre as principais zoonoses, encontram-se a tuberculose, cisticercose, brucelose, botulismo, aftosa e raiva. A mais grave doença transmitida por carne, a cisticercose, também conhecida como “solitária” que se instala no cérebro das pessoas, provocando cegueira, surdez ou distúrbios neurológicos. A doença pode ainda atacar a musculatura do coração, o fígado e os pulmões.

O coordenador de Inspeção da ADAB, Dr. José Ramos, trouxe em sua palestra, a importância de um acompanhamento e fiscalização pelos órgão municipais e estaduais, apresentou imagens que mostram os riscos quando alguém compra um alimento que não teve os devidos cuidados sanitários, alimentos estes as vezes responsáveis por superlotação em unidades de saúde.

“Todos puderam entender que se tratava de um evento de conscientização, um tema que envolve saúde pública”. Concluiu Cardoso

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Noticias

Confira a votação para 2º turno em Nova Redenção

Published

on

Neste domingo (30/10), 4.769 eleitores compareceram as urnas na cidade de Nova Redenção – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Nova Redenção – Imagem ilustrativa

Jerônimo do PT obteve 82,56% dos votos válidos, ou seja, 3.933 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 17,44%, ou seja, 831 votos.

Para governo do estado, 0,70% dos eleitores, decidiram por votar em branco, um total de 35 votos. E 3,89% tiveram seus votos anulados, totalizando 194 votos nulos.

Em Nova Redenção o governador eleito Jerônimo Rodrigues apoiado pela prefeita Guilma Soares, obteve 3.102 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 88,57% dos votos válidos, ou seja, 4.224 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 11,43%, ou seja 545 votos.

Para presidente, 1,01% votaram em branco, ou seja, 50 votos e 3,48% dos votos foram anulados, um total de 174 votos.

Continue Reading

Noticias

Confira como foi a votação do segundo turno em Ibiquera

Published

on

Neste domingo (30/10), 2886 eleitores compareceram as urnas na cidade de Ibiquera – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Jerônimo do PT obteve 50,79% dos votos válidos, ou seja, 1.413 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 49,21%, ou seja, 1.369 votos.

0,59% dos eleitores presentes, decidiram por votar em branco, um total de 17 votos.

E 3,01% decidiram anularem seus votos, totalizando 87 votos nulos.

Em IBIQUERA o governador eleito Jerônimo Rodrigues obteve 44 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 85,12% dos votos válidos, ou seja, 2316 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 14,88%, ou seja 405 votos.

Para presidente, 0,90% votaram em branco, ou seja, 26 votos e 4,82% dos votos foram anulados, um total de 139 votos.

Imagem reprodução UOL
Imagem reprodução UOL

Continue Reading

Noticias

Jerônimo é eleito governador da Bahia, com 52% dos votos válidos

Published

on

O candidato Jerônimo (PT) venceu a disputa para o governo da Bahia, com 52,53% dos votos válidos. ACM Neto (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 47,47% dos votos válidos.

Imagem reprodução

Até agora foram apurados 96,13% das urnas. Os votos brancos somam 0,97% e os nulos, 3,11%. A abstenção está em 19,69%.

Jerônimo (PT): 57 anos, é ex-secretário de Educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Teve 49,45% dos votos válidos no primeiro turno. Ele também já ocupou o cargo de secretário nacional do Desenvolvimento Social e assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural. Formado em engenharia agronômica, nasceu em Aiquara (BA) e esta foi sua primeira disputa em uma eleição. Geraldo Júnior (MDB), 53 anos, será o vice.

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.