Connect with us

Noticias

Abertas as inscrições para I Seminário Regional de Controle Interno em Andaraí na Chapada Diamantina

Published

on

Numa ação conjunta entre a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib), os Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia (TCE/BA e TCM/BA) e suas respectivas Escolas de Contas, será promovido, nos dias 5 e 6 de maio, das 8h às 17h e 8h às 12h, respectivamente, o I Seminário Regional de Controle Interno – Chapada Diamantina. A ação tem por objetivo capacitar a sociedade civil organizada, servidores e administradores públicos municipais e estaduais sobre temas relacionados à gestão e ao controle das políticas públicas.

O evento integra a edição presencial do TCE em Campo e ocorrerá no município de Andaraí, no Teatro Municipal Ariadna Fernandes, Praça São Francisco, s/n, bairro Alto do Ibirapitanga. As inscrições podem ser feitas no www.tce.ba.gov.br/eventos.

Os palestrantes serão o presidente da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib), o controlador geral de Itaberaba, Maike Oliveira; o conselheiro substituto do TCM, Ronaldo Sant´Anna; o especialista em licitações e contratos, Ricardo Luiz Souza Santos; o auditor estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Daniel Arruda; o auditor federal de Finanças e Controle da CGU, Rodrigo Giudice; o mestre em Ciências Contábeis, Marcus Vinícius; contador e especialista em e-Social, Heleno Rocha.; e advogado, parecerista e professor de Direito Administrativo e Ética, André Malheiros.

Os painéis vão abordar os temas: Controladoria Forte e imagem do Governo; Atividades do controle interno conforme Manual Práticas da Controladoria Interna Municipal; Manual de Práticas da Controladoria Interna Municipal – Nos termos da Resolução Nº 1.120/05 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia; A Implantação da Nova Lei De Licitações e Contratos; Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle; E-Social na Administração Pública; Como Fortalecer e incrementar a Transparência Pública municipal; e Casos de Sucesso no Controle Interno Municipal.

O seminário destina-se a um público-alvo de servidores públicos, sendo controladores internos, analistas, corregedores, ouvidores, auditores, agentes políticos, pregoeiros, membros de comissão de licitação, equipe de apoio, gestores, secretários, servidores públicos e profissionais das áreas de controle interno da região da Chapada Diamantina.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA / Dia 5 de maio

8h às 9h – Credenciamento

9h às 10h – Mesa (Fala das Autoridades)

10h às 10h20 – Controladoria Forte e imagem do Governo

Maike Oliveira (Presidente da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia – UCIB. Controlador Geral do Município de Itaberaba-BA).

10h20 às 11h10 – Atividades do controle interno conforme Manual Práticas da Controladoria Interna Municipal

Daniel Arruda (Auditor Estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e professor universitário).

11h10 às 12h – Manual de Práticas da Controladoria Interna Municipal – Nos termos da Resolução Nº 1.120/05 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Ronaldo Sant ́Anna (Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia TCM/BA).

Dúvidas e proposições

14h às 15h – A Implantação da Nova Lei De Licitações e Contratos.

Ricardo Luiz Souza Santos – Especialista em Licitações e Contratos

Dúvidas e proposições

15h30 as 16h30 – SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle)

Marcus Vinícius Contador, Administrador, Mestre em Ciências Contábeis

Dúvidas e proposições.

SEXTA-FEIRA / Dia 6 de maio

8h às 9h – E-Social na Administração Pública

Heleno Rocha (Contador e Especialista em e-Social).

9h às 9h30 – Dúvidas e proposições

9h30 às 10h30 – Como Fortalecer e incrementar a Transparência Pública municipal.

Rodrigo Giudice (Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU).

10h30 às 11h – Casos de Sucesso no Controle Interno Municipal

Diretoria UCIB

11h às 12h – Pontos Importantes sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos. Lei 14.134/21

André Malheiros (Advogado, parecerista e professor de Direito Administrativo e Ética)

Dúvidas e filiação da UCIB

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Noticias

Confira a votação para 2º turno em Nova Redenção

Published

on

Neste domingo (30/10), 4.769 eleitores compareceram as urnas na cidade de Nova Redenção – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Nova Redenção – Imagem ilustrativa

Jerônimo do PT obteve 82,56% dos votos válidos, ou seja, 3.933 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 17,44%, ou seja, 831 votos.

Para governo do estado, 0,70% dos eleitores, decidiram por votar em branco, um total de 35 votos. E 3,89% tiveram seus votos anulados, totalizando 194 votos nulos.

Em Nova Redenção o governador eleito Jerônimo Rodrigues apoiado pela prefeita Guilma Soares, obteve 3.102 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 88,57% dos votos válidos, ou seja, 4.224 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 11,43%, ou seja 545 votos.

Para presidente, 1,01% votaram em branco, ou seja, 50 votos e 3,48% dos votos foram anulados, um total de 174 votos.

Continue Reading

Noticias

Confira como foi a votação do segundo turno em Ibiquera

Published

on

Neste domingo (30/10), 2886 eleitores compareceram as urnas na cidade de Ibiquera – BA para o segundo turno das eleições 2022, sendo que:

Jerônimo do PT obteve 50,79% dos votos válidos, ou seja, 1.413 votos.

ACM Neto do UNIÃO obteve 49,21%, ou seja, 1.369 votos.

0,59% dos eleitores presentes, decidiram por votar em branco, um total de 17 votos.

E 3,01% decidiram anularem seus votos, totalizando 87 votos nulos.

Em IBIQUERA o governador eleito Jerônimo Rodrigues obteve 44 votos válidos de vantagem contra seu opositor Acm Neto.

Já para presidente a disputa foi mais tranquila, sendo que o então presidente eleito, Luiz Inácio (LULA), obteve 85,12% dos votos válidos, ou seja, 2316 votos e seu opositor Jair Bolsonaro obteve 14,88%, ou seja 405 votos.

Para presidente, 0,90% votaram em branco, ou seja, 26 votos e 4,82% dos votos foram anulados, um total de 139 votos.

Imagem reprodução UOL
Imagem reprodução UOL

Continue Reading

Noticias

Jerônimo é eleito governador da Bahia, com 52% dos votos válidos

Published

on

O candidato Jerônimo (PT) venceu a disputa para o governo da Bahia, com 52,53% dos votos válidos. ACM Neto (União Brasil) ficou em segundo lugar, com 47,47% dos votos válidos.

Imagem reprodução

Até agora foram apurados 96,13% das urnas. Os votos brancos somam 0,97% e os nulos, 3,11%. A abstenção está em 19,69%.

Jerônimo (PT): 57 anos, é ex-secretário de Educação e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Teve 49,45% dos votos válidos no primeiro turno. Ele também já ocupou o cargo de secretário nacional do Desenvolvimento Social e assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural. Formado em engenharia agronômica, nasceu em Aiquara (BA) e esta foi sua primeira disputa em uma eleição. Geraldo Júnior (MDB), 53 anos, será o vice.

Continue Reading

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.