Connect with us

Ibicoara - Ba

11⁰ GBM realiza capacitação para 91 condutores de ecoturismo de Ibicoara

Published

on

O 11°GBM/Itaberaba, realizou mais uma capacitação de primeiros socorros para 91 condutores de ecoturismo da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina. O curso foi encerrado no último domingo (05/11) teve como objetivo capacitar os condutores de ecoturismo, para que eles tenham condições de atuar em casos simples como insolações até uma parada cardiorrespiratória (PCR), mais precisamente sobre os procedimentos adotados até a chegada de equipe de emergência especializada.

“Nosso objetivo principal com essas capacitações, além de atender às exigências legais do município, é buscar ofertar um serviço de qualidade aos turistas que visitam Ibicoara”, disse o secretário de meio ambiente e turismo de Ibicoara, Luã Sampaio, órgão que solicitou curso.

Durante as aulas, que duram dois dias e uniram teoria e prática, os condutores aprenderam sobre os diversos tipos de situações envolvendo traumas, além de situações como queimaduras, desmaios e em como reconhecer uma (PCR), a pedir ajuda e a atuar com o suporte básico de vida (SBV). Eles aprenderam ainda, como dar os primeiros atendimentos com o máximo de qualidade possível, especialmente em locais de difícil acesso.

“Um primeiro atendimento adequado com qualidade faz a diferença na recuperação do paciente. A capacitação foi totalmente pensada de acordo com a realidade da região e com as necessidades daqueles profissionais, usando como norte o protocolo de suporte básico de vida da American Heart Association”, explicou o capitão BM Álvaro Serrão.

De acordo com o capitão, coordenador do projeto e instrutor de suporte básico de vida, a idealização da atividade aconteceu em 2018. “Enquanto capacitávamos brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais através do programa Bahia Sem Fogo, percebi a necessidade de atender a esse público que lida diretamente com pessoas e que, por vezes, deslocam para locais de difícil acesso com turistas e que podem precisar de algum tipo de intervenção. E só aconteceu graças à visão de difusão de conhecimento e boas práticas da corporação”, concluiu o capitão BM Serrão.

Durante o curso, os condutores de ecoturismo também tiveram aulas de noções de primeiros socorros ao afogado, ministradas mergulhadores do 7⁰GBM/Vitória da Conquista. Nessa etapa do curso, os alunos aprenderam a lidar com os tipos de trauma ou de dano relacionadas ao meio líquido, com suas peculiaridades. Alinhando isso aos conhecimentos de primeiros socorros para tais situações.

“Buscamos, principalmente, orientar os alunos a buscarem a prevenção. Caso haja algum tipo de acidente no meio líquido, como um afogamento, damos condições mínimas de atuarem no salvamento sem necessidade de atuação direta, para que o condutor não se torne uma vítima, e no SBV voltado às peculiaridades do afogamento, seguindo os protocolos da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – Sobrasa”, disse o cabo BM Rodrigo Benigno.

Todos os concluintes foram certificados e o curso foi gratuito. A capacitação sobre primeiros socorros é uma exigência da prefeitura de Ibicoara para que os condutores ecológicos consigam a licença para trabalhar e conduzir seus visitantes de forma segura.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ULTIMOS

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.